Psicoterapia

Psicoterapia é o nome que se dá as terapias que lidam com questões humanas relativas aos pensamentos, as emoções e aos sentimento de uma pessoa, normalmente chamada de analisando, ou paciente.

Existem muitos tipos de terapias que se encaixam no grupo de psicoterapias: psicanálise, psicologia, psiquiatria, hipnose clínica e outras. Cada qual encontra sua aplicação e trará ao paciente um conjunto de resultados.

Observe que vivemos em uma sociedade fundamentalmente racional, ou seja, preceitos de ordem e lógica são valorizados a despeito de sentimentos, pensamentos antagônicos, desejos e tendências. No entanto, como seres humanos, somos basicamente seres emocionais que também pensam.

Assim, quando estamos em perfeito equilíbrio, que é o normal desejável para o nosso dia a dia, damos conta dos problemas, aflições e conflitos que surgem.

Mas as vezes, quer seja por um episódio traumático, por constituição própria, um momento crise, ou situações que fogem ao nosso controle podemos dificuldades para solucionar problemas do dia-a-dia e viver de forma plena e construtiva.

É ai que entra o psicoterapeuta. Ele é capaz de nos conduzir, através do processo da terapia que aplica, a retomar o controle e nos libertar dessas situações.

Para saber como a psicoterapia pode me ajudar

Para conhecer algumas técnicas e tipos de terapia