Coaching


Coaching : A arte do crescimento pessoal, profissional e social

Por que fazer Coaching?

Nos dias atuais é preciso nos prepararmos constantemente, não apenas como profissionais, mas também como pessoas. A educação não se resume mais formação escolar e faculdade, mas também exige muitos treinamentos em áreas técnicas, em áreas administrativas e humanas para todos.

O Coaching é um método que nos possibilita determinar exatamente qual a medida e direção que devemos dar a nosso próprio desenvolvimento, nos âmbitos pessoal e profissional, possibilitando escolhas melhores e mais acertadas, bem como economizar tempo e dinheiro, focando os investimentos onde teremos o melhor retorno.

Existe Formação Acadêmica, Treinamento Pessoal, Treinamento Empresarial, Treinamento Continuado ou Coaching? O que fazer?

Vivemos uma época de muito dinamismo, muitas exigências, instabilidade e transformações rápidas que exigem não apenas do profissional, mas também da pessoa, do indivíduo, uma capacidade constante de atualização e adaptação.

O mercado está cheio de ótimas ofertas nas mais diversas áreas e títulos, para atender as mais diversas necessidades. São tantas opções que as vezes nos sentimos perdidos antes mesmo de começarmos.

A maioria dos cursos e treinamentos, independentemente da forma como são ministrados, focam em técnicas e capacitações, dentro de um formato padrão. Isso é importante porque fornecem, em teoria, aptidão imediata para o trabalho, e são facilmente medidos em currículos e por selecionadores.

É inegável que sejam necessários para que você se torne um bom profissional.

No entanto, do ponto de vista do desenvolvimento pessoal, as questões que surgem são outras: qual curso é o mais indicado neste momento? Esse tipo de treinamento me basta? Existe outra coisa que se fizesse agora não me abriria caminhos melhores? Falando de caminhos melhores: o que eu quero fazer, ou o que eu faria que me traria o melhor retorno? E por aí afora.

 

Conhecimento técnico versus desempenho profissional e crescimento de carreira

Poucos se dão conta, mas conhecimento técnico, sempre necessário, não é o único tipo de capacitação que um profissional necessita ter.


É preciso aprender a comunicar-se, a negociar com pares, colegas de trabalho, clientes e fornecedores. É preciso ter habilidades sociais desenvolvidas, ter visão de outras áreas da empresa, saber para onde se vai e para onde a empresa vai.

Isso soma a lista de treinamentos necessária, uma série de outros cursos e livros de caráter gerencial, mesmo que você não pretenda vir a se tornar um administrador.

Gerir sua carreira, sua desenvoltura dentro do seu espaço de trabalho, seu relacionamento em grupo, são sempre responsabilidade do profissional.

Ainda, mesmo que esta área seja ampla em cursos e opções, normalmente não nos incentivamos a ter interesse formal nos mesmos porque nem sempre enriquecem currículos, ou porque aquilo que realmente nos importa, dificilmente será encontrado em um único treinamento.

Conhecimento técnico versus Relacionamento Humano versus Ser Humano

As chaves do sucesso profissional não estão apenas nas capacitações técnicas, mas também nas capacitações humanas que detemos.

Alguns são melhores em uma área, outros naturalmente se desenvolveram em outras, mas ambas são necessárias. O problema é que o volume de dedicação para desempenhar bem tudo isso pode extrapolar o investimento possível, tanto em custo quanto em tempo.

Mesmo porque nos treinamentos formais precisamos nos encaixar a um programa, do qual muitas vezes, já temos uma base de conhecimento de alguns itens e somos muito mais carentes de outros que nem abordados são.

O sucesso não está apenas no saber, mas na união da vontade, esforço e dedicação focados no que realmente nos interessa. 

O que é Coaching?

Aqui entra o termo Coaching, que diz respeito a um tipo de treinamento individualizado e focado nas necessidades pessoais do aluno (Coachee).

O instrutor, Coach, ou do inglês Técnico, é aquele cuja função é antes de ditar caminhos programados, ajudar o Coachee a encontrar suas próprias necessidades, baseados nas suas aspirações mais íntimas, avaliando suas forças já existentes e suas fraquezas.

Isso permite ao aluno traçar um caminho mais rápido, mais eficaz e satisfatório, para o seu próprio desenvolvimento.

Daí a importância e o sucesso que o método tem feito nos últimos tempos.

Diferente de um treinamento padrão, o processo de Coaching único para cada pessoa. E com isso torna-se mais preciso, abordando o que precisa realmente ser abordado.

Baseado em técnicas psicológicas, e técnicas reflexivas, o Coaching não apenas ensina ou direciona sobre o que fazer, mas também dá elementos ao aluno para que ele pense de forma mais eficiente livre por si mesmo, capacitando-o a tomar decisões de forma mais assertiva.

Se está interessado no funcionamento do processo, veja mais na parte de técnicas Coaching.

Coaching para a Vida

Até agora falamos unicamente do campo profissional, mas é natural discorrer sobre as aplicações ou a derivação de um processo de Coaching para qualquer outra área do relacionamento e desenvolvimento humano: vida pessoa, namoro e casamento, saúde, etc.

Afinal, a maioria de nós investe muito em carreira e deixa a vida acontecer. Que tal se ela acontecesse um pouquinho mais na direção que gostaríamos? Sabemos que não podemos influenciar todos os elementos de nosso caminho, mas aqueles que podemos, não é melhor utiliza-los em nosso favor? Com essas reflexões começamos nosso Coaching para Vida…

Nosso trabalho no Atitude Viva

Trabalhamos com processos diversos de Coaching, totalmente individualizados ou semi personalizados, de acordo com as necessidades e desejos de nossos alunos.

Temos alguns programas específicos, que podem servir de base para o seu caminho:

  • Para o crescimento profissional
  • Para professores
  • Escolha e Inicio de Carreira para Jovens
  • Coaching para a Vida

Para saber mais pesquise em Sementes de Coaching.


Venha nos visitar para uma avaliação sem compromisso